CHICO ANYSIO (BIOGRAFIA)





CHICO ANYSIO

BIOGRAFIA DE CHICO ANYSIO PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho é filho de Francisco Anysio, um dos homens que foi dos mais ricos do Ceará, e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula. Sua mãe era “especialíssima”, e embora tendo um problema grave no coração, morreu aos 89 anos de idade. O pai tinha uma enorme empresa de ônibus, que um dia pegou fogo, e ele foi dormir rico e acordou pobre.
Chico Anysio nasceu na cidade de Maranguape, no dia 12 de abril de 1931. O pai de Chico foi casado quatro vezes e teve 17 filhos, dos quais só uma morreu. Aos oito anos o garoto foi com a família para o Rio de Janeiro e já começou a imitar as pessoas, e para ir ao cinema ou ao futebol, economizava o dinheiro do bonde, indo a pé para o colégio. Com 14 anos começou a ir aos programas de calouros do Rio e depois de São Paulo, e ganhava todos. A ponto de não o aceitarem mais. Foi ao “Programa Ary Barroso”, à “Hora do Padre”, ao “Trabuco”do Vicente Leporace, em São Paulo.
E logo Renato Murce o aproveitou para um show. Ia fazer suas imitações nos clubes do Rio e ganhava seus cachês. Estudou para ingressar na Faculdade de Direito, passou, mas não cursou. Foi contratado para o rádio e depois de 15 dias, já tinha quatro profissões: era ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Gostava de tudo e fazia tudo perfeitamente bem. Era a Rádio Guanabara. Foi galã de novelas, mas logo preferiu a linha de shows e de comédias, ao lado de Grande Otelo, Chocolate, Luiz Tito. E foi se multiplicando, sem nem mesmo ele saber como. Chegou um momento, porém, já na televisão, que achou que devia escolher uma estrada para ele. E escolheu ser “vários”. Decidiu fazer vários personagens.
E isso passou a ser o seu “diferencial”. Pensava: “Se um personagem cansar, ele sai, e fica outro. Foi ele que cansou, não eu”. Às vezes eram tão diferentes umas das outras, que nem mesmo ele entendia. Chegou a fazer 207 personagens na televisão. Seu começo nesse veículo de comunicação foi em 1957, fazendo o “Professor Raimundo”, na TV Rio. Tinha estado por muito tempo na Rádio Mayrink Veiga, sempre com sucesso.Na TV Rio, sob a direção de Walter Clark, o sucesso continuou. Como não havia video-teipe, ia de avião para São Paulo, e lá também fazia sucesso. Mas aconteceu de ver rejeitados alguns personagens seus, que mais tarde explodiram de tanto sucesso, como o “Coronel Limoeiro”, o “Quem-Quem”. E aí veio o video-teipe.
Como já havia abandonado o rádio, dedicou-se então mais à televisão. Continuava, porém, escrevendo para o rádio. E seus personagens para a televisão ele mesmo escrevia. Só mais tarde foi tendo redatores, como o Antonio Maria, o Aloísio Silva Araujo, Max Nunes. Esteve na Record, e dentro do programa: “Essa Noite se Improvisa”, ganhou três carros, várias geladeiras, era enfim do primeiro time. Esse era um programa de Blota Junior, em que o apresentador dizia uma palavra e os concorrentes tinham que cantar uma música com aquela palavra. Chico ganhava quase todas. Quando esse programa mudou de estilo, Chico Anysio pediu demissão. Após sua saída da Record, foi para o Rio estrear o Teatro da Lagoa.
Era o ano de 1969, e aí foi também convidado para ir para a TV Globo. Conheceu o Boni, que nele confiou totalmente, e a quem sempre reverenciou, como sendo o homem que mais entende de televisão.
Foram 18 anos de grandes programas. Fez: “Chico City” (1973/1980), “Chico Anysio Show” (1982/1990), "Escolinha do Professor Raimundo" (1990), “Estados Unidos de Chico City” (1991) , “Chico Total” (1995). Em todos eles apareceram seus tipos imortais, como os citados acima e mais a “Salomé”, o “Painho”, o famoso “Profeta”, e tantos outros. Francisco Anysio se tornou o número um, entre os comediantes do Brasil.
Na Globo, ainda fez a novela "Que Rei Sou Eu?" (1989), foi supervisor de criação de "Os Trapalhões" (1990 e 1991), apresentou o programa "Som Brasil" (1990 e 1991), atuou na minissérie "Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados" (1995).
Mas aí teve uma queda e fraturou a mandíbula. Ficou um tempo com a dicção praticamente imobilizada. Foi para os Estados Unidos e sua recuperação aconteceu lentamente.
Voltou ao ar em 1999, com o programa "O Belo e as Feras", e depois no elenco do "Zorra Total", onde ficou até 2002, quando trouxe novamente ao ar a “Escolinha do Professor Raimundo”. Ainda em 1999, fez participação especial na novela "Terra Nostra". Depois ainda esteve num episódio da série "Brava Gente" (2002), fez as novelas "SInhá Moça" (2006), "Pé na Jaca" (2007) e "Caminhos das Índias" (2009), quando retorna ao elenco do "Zorra Total".
Chico Anysio ainda ganhou dois especiais de final de ano na TV Globo com o nome de "Chico e Amigos", em 2009 e 2011.
Em 2011, interpretava a personagem Salomé no programa "Zorra Total", que acabou por ser sua última atuação na TV.
Chico também fez teatro e cinema. Seus filmes foram: "Entrei de Gaiato" (1959), "O Mundo Mágico dos Trapalhões" (1981), "Tieta" (1996), "Se eu Fosse Você" (2009), "Up, Altar Aventuras" (dublagem na animação de 2009) e "Uma Professora Muito Maluquinha" (2010).
Casado seis vezes, o comediante teve oito filhos, sendo um adotado. Este era seu empresário. Os outros também estão ligados à arte, os mais conhecidos são os atores Bruno Mazzeo, Lug de Paula e Nizo Neto.
Chico Anysio ainda era escritor. Tem mais de quinze livros lançados. E era pintor. No auge de sua forma, fazia uma média de 300 quadros por ano.  Vende seus quadros, vende seus livros, e conseguia sucesso em tudo o que fazia. Trabalhador incansável, dormia apenas quatro horas por noite e, sua explicação para tanta vitória, era o que um amigo lhe disse: ” Não sou ator. Sou Médium”. Essa afirmação ele fazia, num tom entre a brincadeira e a reflexão, e se podia ver em seus olhos, uma luz de gratidão, pois nem Francisco Anysio consegue explicar o inexplicável, que era Chico Anysio.
Faleceu em 23 de março de 2012, aos 80 anos, o maior humorista da TV brasileira desde a sua criação.

Da: Internet

Comentários

  1. Hello my friend how are U..nice article I like it,keep in touch,from INDONESIA with love.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada ao meu amigo (da INDONESIA) visitante e simpatizante desse Blog. Sua visita é sempre bem vinda! Abraços direto do Nordeste do Brasil...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas