15 de Outubro... Dia do Professor!!!


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, criança e atividades ao ar livre
PARABÉNS A TODOS OS AMIGOS, COLEGAS PROFESSORES DE NOSSA CIDADE E DO BRASIL!!!
Ela era morena (pele clara), estatura média, cabelos escuros, compridos até à cintura, usava óculos.. Muito educada, tranquila, amiga e dedicada ao trabalho de lecionar para os filhos dos moradores daquela região, incluindo seus próprios filhos e de seus familiares.
A Escola era em sua própria casa. Na sala de jantar e na sala de visitas, os alunos se aglomeravam. Com idades que variavam de 7 a 20 anos ou mais, também variavam as séries, da Carta de ABC até à 4ª série.
Falo de minha primeira professora, Maria de Lourdes Silva, que me alfabetizou. Foi ela quem segurou minha mão, muitas e muitas vezes, debruçada, com seus longos cabelos sobre mim, para que eu aprendesse a desenhar as primeiras letras.
A postagem abaixo ilustra um pouco a minha trajetória, primeiro como iniciante, aos 19 anos (foto) com a primeira turma. Na outra foto, recente, falando da importância da leitura, trabalhando com poesia, em uma sala de aula na Escola Estadual onde trabalhei.

Uma história de amor... 
que ainda não acabou

Tempos difíceis, mas feitos de momentos muito gratificantes! Faltava quase tudo, mas sobrava respeito, caráter, vontade de trabalhar, dedicação... e a gente não vivia assustado, tentando se proteger aqui e ali...
A turma era composta por 46 alunos, multisseriada; desde a famosa Carta de ABC à (antiga) quarta série. Os alunos eram mais "disciplinados", respeitavam os professores e aos mais velhos, diferente do mundo atual. Os pais viam na figura do professor uma autoridade, e exigiam que os filhos lhes obedecessem e respeitassem.
Foi em uma Escola Municipal onde tudo começou, o passaporte para o serviço/concurso público na rede Estadual,11 anos depois.
Ainda lembro e guardo na memória e no coração os nomes e as fisionomias de, praticamente todos eles. Pessoas que eu amo e adoro reencontrar, pelo menos alguns que moram mais próximo ou se comunicam uma vez ou outra.
Bons tempos!
Saudades!!
(www.isisdumont.prosaeverso.net)


PS.: A baixa qualidade da imagem deve-se ao fato de ter sido uma "reprodução" de um (daqueles antigos) monóculo.
'Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo'. (Paulo Freire)

Comentários

Postagens mais visitadas