Por que o FBI recomendou usuários de internet do mundo todo a reiniciar roteador

RoteadorDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionEstima-se que 500 mil aparelhos em 54 países foram afetados
O FBI, a polícia federal americana, alertou nesta semana que hackers estrangeiros haviam comprometido "centenas de milhares de roteadores de casas e escritórios" com o malware VNPFilter e recomendou que usuários em todo mundo reiniciassem seus aparelhos.
Malwares são softwares maliciosos programados para se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita. Segundo o FBI, esse programa específico é capaz de bloquear o tráfico da internet, coletar informações que passam pelos roteadores e deixar estes inoperantes.
"O FBI recomenda a qualquer proprietário de roteadores em escritórios pequenos e casas que reinicie seus aparelhos para interromper temporariamente um malware e ajudar com a possível identificação de dispositivos infectados", disse a agência em um comunicado oficial e também na conta do Twitter.
Caso não seguissem a orientação, usuários corriam o risco de ter seus roteadores fora de operação e perder o acesso à internet, segundo o FBI.
Estima-se que pelo menos 500 mil roteadores foram afetados em 54 países, de acordo com o grupo Cisco Talos, especializado em segurança cibernética, que há meses investiga esse programa malicioso. A lista dos países afetados não foi revelada.
"Os dispositivos conhecidos afetados pelo VPNFilter são equipamentos de Linksys, MilkroTik, NETGEAR e TP-Lynk em escritórios pequenos e em casas. Nossa investigação continua", detalhou a Cisco em um comunicado no dia 23 de maio.
A Cisco também recomendou aos usuários de internet que restabeleçam as configurações originais de fábrica de seus dispositivos e reiniciem seus roteadores.
Mas por que é necessário tomar essas medidas?

Potencialmente destrutivo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos atribuiu o ataque a um grupo conhecido como "Sofacy", mas também é chamado de "apt28" ou "fancy bear".
O Sofacy existe desde 2007 e, segundo um comunicado do Departamento de Estado americano, opera contra "governos, exércitos, organizações de segurança e outros grupos que lidam com inteligência".
O jornal americano The New York Times diz que serviços de inteligência dos EUA e da Europa acreditam que o grupo "seja dirigido pela agência de inteligência militar da Rússia", e que esteve por trás dos ataques ao Comitê Nacional do Partido Democrata antes das eleições presidenciais de 2016.
O FBI disse que o impacto desse malware é significativo. Ele é capaz de recolher informações que passam pelos roteadores e de torná-los inoperantes.
silhueta de um hackerDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionSegundo o Departamento de Segurança dos EUA, a principal suspeita pesa sobre grupo de hackers conhecido como Sofacy
A Cisco advertiu que o malware tem "potencial de cortar o acesso à internet de centenas de milhares de vítimas em todo o mundo".
A empresa divulgou as informações depois de detectar um aumento repentino no número de roteadores vulneráveis no início de maio, em especial na Ucrânia.
"Temos observado o VPNFilter, um malware potencialmente destrutivo que está afetando dispositivos ucranianos a um ritmo alarmante", assinalou a Cisco. "A escala e a capacidade desta operação são preocupantes", completou.
O código VPNFilter tem algumas semelhanças com o malware Black Energy, usando em ataques à rede elétrica na Ucrânia em dezembro de 2015.
Central elétrica da UcrâniaDireito de imagemREUTERS
Image captionA rede de energia elétrica da Ucrania sofreu ataques ataques cibernéticos pelo menos duas vezes
Dessa vez, contudo, o FBI parece ter frustrado os preparativos para um novo ataque. No dia 23 de maio, um juiz federal da Pensilvânia (EUA), ordenou que o FBI tomasse o controle do domínio ToKnowAll.com, uma página de internet que ajudava hackers a estabelecer comunicação com os roteadores infectados.
Os equipamentos afetados se conectavam periodicamente com esse endereço para atualizar o VPNFilter. Ao assumir o controle do domínio, o FBI passou a ter capacidade de localizar dispositivos infectados e de limpá-los.
"Isso irá redirecionar as tentativas do malware de reinfectar o dispositivo para um servidor controlado pelo FBI, que irá capturar o endereço dos dispositivos infectados", esclareceu o Departamento de Justiça.
Reiniciar roteadores, como pediram o FBI e a Cisco, ajuda que o programa peça "instruções" ao domínio, que agora está sob o controle da polícia federal americana.
O Departamento de Justiça explicou que a medida "maximiza as oportunidades de identificar e remediar que equipamentos sejam infectados em todo o mundo antes que a Sofacy se aproveite da vulnerabilidade" da infraestrutura.

Comentários

Postagens mais visitadas