8 de março: um ensaio fotográfico com mulheres incríveis

 
Especial Mulheres
 
Mulheres incríveis atraem mulheres incríveis. Para celebrar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, realizamos um projeto com a fotógrafa recifense Bruna Valença, que nos acompanhou às comunidades Charneca e Ipojuca para registrar as Rodas de Terapia Comunitária do nosso parceiro Centro das Mulheres do Cabo, em Pernambuco. Lá nos deparamos com a força emocionante dessas mulheres. As belas fotos que acompanham este relato são resultado deste encontro, que inspira todas nós.
As Rodas de Terapia Comunitária criam um espaço seguro e acolhedor para aproximadamente 200 mulheres, de dez comunidades da região. Nos encontros, que acontecem mensalmente, as participantes trocam experiências e buscam, nas vivências umas das outras, respostas para questões que atravessam suas vidas. 

Aulette de Almeida, 41 anos, mora com seus dois filhos, Lucas, 12, e Luna, 7, na Charneca, no Cabo. Ela é uma liderança e mobiliza as mulheres para as atividades que apoiamos, trazendo a perspectiva de direitos para as conversas.

Com as rodas, elas têm um espaço para ir, um lugar que é delas. São mulheres que trabalham o tempo todo em casa, cuidando dos filhos. Então, quando elas saem e chegam naquele espaço, se encontram com outras mulheres que vivem a mesma realidade, que tem os mesmos desafios, as mesmas alegrias. Dentro dessa roda, elas começam a descobrir formas de resolver seus problemas, formas de ir em busca de sonhos, a partir da realidade da partilha que é feita ali.

Aulette de Almeida
A transformação vem através da metodologia do autocuidado, em que elas partem das suas histórias pessoais para falar de direitos e superar seus problemas. Muitas vezes, músicas ou poesias ilustram os assuntos discutidos e traduzem sentimentos difíceis de serem ditos. A arte é importante para dar a elas energia para enfrentar a dureza da realidade que as cerca, como o alcoolismo, o desemprego e a violência.
São mulheres com histórias de vida desafiadoras, mas que através da resiliência, esperança, do amor, da renovação e da sua força conseguiram encontrar novos caminhos junto com a nossa parceria. 
CONHEÇA SUAS HISTÓRIAS
ACOMPANHE A GENTE NAS MÍDIAS SOCIAIS
Instagram
Instagram
Twitter
Twitter
Facebook
Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas