Sírio reconstrói vida no Rio: 'Se você corre atrás, consegue'


Quando tinha 19 anos, Adel Bakkour deixou Aleppo, na Síria, e veio para o Brasil - ele e o irmão foram retirados do país quando a família percebeu que a situação lá era muito perigosa para homens jovens.
Quatro anos depois, a guerra se agravou. A mãe de Adel continua na cidade síria, em área dominada pelo governo. Mas eles se falam por WhatsApp. Todos os dias.
Aleppo está sitiada e vem sendo palco de sangrentas batalhas entre forças do governo e rebeldes há várias semanas.
Até o fim do ano, Adel tentará trazer a mãe para o Brasil - o pai dele, um ex-dono de supermercado, já está no país.

O refugiado Adel Bakkour dá aula de árabe em ONG no RioImage copyrightBBC BRASIL
Image captionO refugiado sírio dá aulas de árabe em ONG no Rio

O jovem ensina árabe na ONG Abraço Cultural, que tem aulas de idiomas dadas por refugiados.
É verdade que sua situação melhorou com as aulas e uma bolsa de estudos na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas a chegada ao país foi difícil e marcada pela pobreza.
Mesmo matriculado na universidade, após ter sua transferência aceita, ele teve de dormir por seis meses em uma barraca sob a marquise do alojamento universitário. "Passei muitas dificuldades aqui", diz.

Adel BakkourImage copyrightBBC BRASIL
Image captionAdel dormiu por seis meses em barraca no alojamento universitário

A história de Adel faz parte da série #Olhares, na qual a BBC Brasil traz depoimentos de estrangeiros sobre o Brasil. Os vídeos serão publicados ao longo dos Jogos Olímpicos.
No próximo episódio, o maestro americano que comanda a Orquestra Sinfônica Nacional pede que o Brasil exporte mais música, para além de Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos.
bbc brasil

Comentários

Postagens mais visitadas