Planalto informa que broche e faixas presidenciais foram encontrados, embaixo de armário.


Nesta terça, Presidência anunciou sindicância para procurar objetos.
Segundo assessoria, apuração seguirá por 30 dias, prorrogáveis.


A Secretaria de Imprensa da Presidência divulgou nota nesta quarta-feira (17) na qual informou que foi localizado um broche presidencial que teria sumido. Por telefone, ao G1, a assessoria do Palácio do Planalto informou que, além do broche, duas faixas presidenciais também foram encontradas.
Nesta terça, a assessoria da Presidência anunciou a instauração de uma sindicância pela Secretaria de Controle Interno para apurar o desaparecimento desses objetos.
Conforme o site da revista "Época", em reportagem publicada nesta terça, levantamento feito no Planalto, após pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), que apura o extravio de presentes dados aos presidentes, constatou que a faixa presidencial não estava depositada no cofre da Presidência como deveria. No último dia 12, a revista "Veja" noticiou que a faixa havia sumido.

"O objeto estava embaixo de um armário do Cerimonial. A Polícia Federal realiza perícia no local. A sindicância instaurada pela Secretaria de Controle Interno para apurar eventuais desaparecimento de itens do patrimônio da Presidência da República segue em curso", informou a Secretaria de Imprensa.
Segundo a assessoria, o broche da faixa presidencial foi encontrado na manhã desta quarta por um funcionário do Palácio do Planalto.
Mesmo com os objetos encontrados, diz a assessoria, o processo de sindicância seguirá por 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
A presidente, atualmente afastada, Dilma Rousseff após receber a faixa presidencial em janeiro de 2015 (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)A presidente, atualmente afastada, Dilma Rousseff após receber a faixa presidencial em janeiro de 2015 (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
A faixa
Ao tomar posse para iniciar um mandato, em 1º de janeiro, o presidente eleito se dirige ao Parlatório do Palácio do Planalto, localizado na frente do edifício e virado para a Praça dos Três Poderes, onde recebe a faixa de seu antecessor.

Com as cores verde e amarela, a faixa carrega o brasão da República. É com essa faixa que o presidente também posa para a foto oficial do mandato, e os gabinetes dos ministérios passam a ser decorados com essa foto.
G1

Comentários

Postagens mais visitadas