PERFIL DO AMIGO - Prosa Poética

Perfil do amigo




Amigo não é apenas quem me viu nascer e crescer, mora ao lado da minha casa e por isso, conhece quase todos os meus passos. Amigo não é somente quem me convida para celebrar momentos importantes ou quem está comigo quando comemoro algo belo, marcante em minha vida pessoal ou familiar. Amigo não é aquele que se aproxima de mim, começa uma “amizade” visando alcançar algum objetivo de seu interesse e depois some sem nenhuma explicação. Amigo não é quem sempre me ignorou, e de repente, num dado momento me dirige a palavra, aperta com força a minha mão e esboça um sorriso largo sem razão aparente. Amigo é quem divide com você ou comigo o único sorvete. Amigo é o namorado que não fica emburrado porque, simplesmente  flagrou você cumprimentando um ex com um leve e despretencioso sorriso. Amigo é o marido ou companheiro que aceita, sem fazer escândalos, vestir outra camisa na hora de ir à uma reunião importante no trabalho, porque a camisa de sua preferência você esqueceu de colocar na máquina de lavar. Amigo é também o marido que não reclama nem cobra nada a mais no café da manhã porque você está com a inconveniente TPM, e por isso, uma vez no mês saiu do quarto meia hora mais tarde. Amigo é quem senta ao teu lado, te dá aquela força quando você está com a auto-estima lá em baixo. Amigo é quem ao telefone, através do tom da tua voz, consegue sentir que você não está bem, fica preocupado e pergunta logo o que está havendo e em que pode ajudar. Amigo é quem sabe olhar nos olhos, colocar a mão em teu ombro e diz: Coragem! Não desista! Eu acredito em você! Pode contar comigo! Amigo é quem mesmo distante, faz teus olhos brilharem quando manda uma mensagem via e-mail ou pelo celular. Amigo é quem vibra com você comemorando o teu sucesso; fica triste quando você não está bem ou quando não dá notícias. Amigo é quem te manda beijos azuis ou rosa (tanto faz) nas asas do vento porque está a centenas de milhas distante. Amigo é quem consegue contagiar, encantar com uma amizade verdadeira. Amigo é quem sabe ouvir em silêncio para não te contrariar, e só depois resolve aparecer ou telefonar para emitir uma opinião contrária ao assunto em questão. Amigo é quem ama a gente do jeito que a gente é. Amigo é também a pessoa  que, sem ter laços de sangue, consegue espalhar ternura na tua vida  ao  ponto de fazer você ver o mundo mais colorido apesar das adversidades.



Isis Dumont
Publicado no Recanto das Letras, em minha Escrivaninha.
Imagem do Google.


A vocês meus irmãos (ãs), amigos (as) do Brasil, Austrália,  Portugal,  Germânia,  Inglaterra, França, Alemanha, Porto Príncipe e demais países que tenho visto, várias vezes, acessando esse Blog, o meu Muito Obrigado e meu maior carinho, com beijos azuis direto do Brasil.


Aparecida Ramos

Comentários

  1. A grande vantagem do amigo é que ele você pode escolher, quanto aos parentes jamais, rs. Parabéns querida pela linda prosa, adorei! Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  2. Olha precisava enviar essa mensagens para alguns amigos que estão distantes, ou por razões menores, cortaram contato. Deliciosa sua crônica. Adorei. Beijo do Gonçalves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas