DOR DE MÃE PELA PERDA DOS MENINOS DE RUA NOVA - BELÉM - PB











A tragédia que vitimou os dois adolescentes, Quinho e Fernando, ocorrida em Sertãozinho nessa semana, foi o fato mais triste e doloroso que poderia ter acontecido. A dor dilacerante nos corações, principalmente das mães não poderia ser maior! Nessas horas não existem palavras por mais belas que sejam, para aliviar esse sofrimento. Foi um dia de desespero, de apreensão e de muita  tristeza também para os moradores de nossa cidade. Aquele clima natural e habitual que sempre existiu nesses dias que antecedem a tradicional Festa de Santos Reis, não é mais o mesmo.

É impossível alguém esquecer fatos assim, principalmente tão recentes. É impossível (para mim) sair na porta de minha casa a poucos metros do local sem visualizar as imagens e sem me comover! Diante de fatos dessa natureza, nem precisa ser parente ou ter alguma afinidade para sofrer por perdas irreparáveis como essas. Basta ser humano e ter sensibilidade! 

Os dois adolescentes com 16 e 17 anos, filhos de famílias  humildes, mas pessoas trabalhadoras, responsáveis, dignas e merecedoras de ter outro destino, deveriam estar em casa aproveitando as férias escolares, assistindo um filme ou desenho na tv. Poderiam estar tomando banho de cachoeira com seus familiares e amigos ou quem sabe, cantando e aprendendo a tocar violão ou ainda frequentando um curso básico de informática, visando, talvez, uma preparação para o mercado de trabalho. 

Entretanto, o único lugar onde não deveriam estar era naquela hora (segunda feira), sem nenhuma proteção nem  assistência por parte de pessoas (que, diga-se de passagem muito irresponsáveis), trabalhando na montagem do palco da festa citada. 

Gente é gente! Pessoas são seres humanos e como tal merecem ser tratadas com respeito e  dignidade! Não importa a condição social ou outra coisa qualquer! Basta ser pessoa! Jamais, quem os tirou de suas casas para trabalhar sem nenhuma garantia ou segurança de vida, deveria ter se prestado a tal ato na forma como foi. Jamais essa pessoa (que nem sei de quem se trata, nem me interessa) poderia ter sido omissa, irresponsável ao ponto de deixar os meninos entregues à própria sorte, executando um trabalho tão perigoso: montar uma estrutura de metal de um palco debaixo de fios de alta tensão sem o olhar de algum adulto experiente e responsável por perto!

Nem conheço as familías, mas sei (pelas informações que ouvi) que trabalhavam para ganhar uns trocados e ajudar seus familiares. Não sou contra que menores trabalhem, desde que não tenham os estudos prejudicados e trabalhem em condições dignas e com segurança.


Aos familiares e amigos, mas precisamente às mães dos meninos Quinho e Fernando, a minha maior solidariedade como mãe e como ser humano. Mesmo sem conhecer eu também chorei, basta sair na minha porta e olhar para o cenário da tragédia para sentir a dor dessas mães! Oro para que Deus em Seu amor infinito possa, ao longo do tempo confortá-las em sua dor e em sua saudade, que é e será sempre eterna enquanto elas viverem aqui!


Que tudo isso sirva de exemplo, de alerta para que outras perdas humanas não venham a ocorrer nessas circunstâncias! As pessoas precisam ter seus valores e direitos respeitados, e direitos de cidadãos e trabalhadores garantidos acima de tudo!


Tenha um dia abençoado. Grata por sua visita e simpatia.
Bjssssssssss azuis pra você!


Aparecida Ramos


(Imagens do Blogolhodemulher)





Comentários

Postagens mais visitadas