Assentamento na PB recebe usina de beneficiamento de leite pelo INCRA


O empreendimento irá beneficiar criadores dos dez municípios do Território do Curimataú e representa um investimento de R$ 680 mil



O superintendente regional do Incra, Lenildo Morais e a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/PB), Giucélia Figueiredo, assinaram nessa quarta-feira (18), no assentamento Riacho da Cruz, em Barra de Santa Rosa, a 201 quilômetros de João Pessoa, ordem de serviço para implantação da primeira usina de beneficiamento de leite de cabra, em assentamento da reforma agrária na Paraíba.

O empreendimento irá beneficiar criadores dos dez municípios do Território do Curimataú e representa um investimento de R$ 680 mil, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e terá como sede o assentamento Riacho da Cruz, em Barra de Santa Rosa. A assinatura da ordem de serviço aconteceu no local onde a usina será implantada, com participação dos representantes do MDA/INCRA, assentados, autoridades estaduais, municipais e parceiros do projeto.

A previsão é de que a usina irá movimentar, por mês, 150 mil litros de leite de cabra que serão usados na produção de iogurte, leite pasteurizado, conservação de leite in natura, queijo e doce. A delegada do MDA, Giucelia Figueiredo, disse que a usina faz parte do compromisso que o governo federal tem de melhorar a qualidade de vida dos assentados e começará a funcionar anda este ano.
     

Segundo o superintendente do Incra, Lenildo Morais, a iniciativa irá contribuir com a sustentabilidade da atividade leiteira na região, que possui um rebanho com mais de 26 mil caprinos, sendo que só em Barra de Santa Rosa estão concentradas quase 16 mil cabeças, segundo censo do IBGE-2000. “Essa proposta foi construída durante diversas reuniões promovidas pelo Colegiado do Território do Curimataú e contou com ajuda de muitos parceiros. Essa usina é um marco inicial, porque já estamos dialogando com nossos parceiros para implantação de outras agroindústrias em assentamentos no estado”, garantiu Morais.
Parceiros

A Usina irá beneficiar criadores e criadoras dos municípios de Barra de Santa Rosa, Damião, Sossego, Cuité, Nova Floresta, Picuí, Baraunas,Frei Martinho, Nova Palmeira e Cacimba de Desterro e envolverá,inicialmente,200 famílias que terão ação direta com as atividades da usina, segundo o projeto. A iniciativa conta com as parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado da Paraíba, Prefeitura de Barra de Santa Rosa, MDA/SDT, INCRA E EMATER, além de Sindicato de Trabalhadores Rurais, Condomínios dos Caprinocultores,ONG Xique-Xique,CMDRS e SEBRAE-PB.

Com Assessoria de Imprensa
Nordeste 1


Comentários

Postagens mais visitadas