terça-feira, 28 de junho de 2022

AMO SER MULHER; SER MÃE E, SER COMO SOU

Amo ser Mulher, essa 'obra' pensada, desenhada, criada e moldada pelas mãos do maior artista - Criador Único do Universo - meu DEUS!

Amo ser Mulher, ser 'privilegiada' pela oportunidade de dar a luz, trazer ao mundo os filhos que a natureza me concedeu e, após as dores do parto (todos normais) em seguida esquecidas, ser capaz de sorrir, de acolher, contemplar o rostinho e amar incondicionalmente a pessoinha que, por mérito divino 'coloquei no mundo.'

Amo ser Mulher, poder usar saias e vestidos longos ou médios, maquiagem (raramente, mais batom rs), laço ou lenço no cabelo; usar salto, roupas de renda, com transparências em detalhes, decotes e bordados (sem exageros rs).

Amo ser Mulher, enfrentar desafios diariamente, sentir, perceber e cuidar (sempre que é possível) dos detalhes, para não dizer das dores não só minhas... às vezes, com tanto zelo e responsabilidade, como se não houvesse mais ninguém que o fizesse.

Amo ser essa Mulher sensível, sonhadora, batalhadora, realizadora e, embora sendo esse poço de sensibilidade, posso ver além do visível e ser, além de sensível interiormente, uma fortificação exteriormente. Sei que, como todo ser humano, tenho complexidades, mas em contrapartida sou bastante compreensiva e fácil de entender, e mais: não economizo no amor, nem quando tenho que demonstrar delicadezas e meiguice.

Amo ser Mãe, me doar a todo momento não porque tenho filhos pequenos, os quatro são adultos, donos de si, tocando suas vidas neste plano, mas o coração de uma mãe está onde seu filho está. A Bíblia nos ensina em Mt 6, 21, que: "Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração". Assim também é o coração de uma mãe ou das mães, daquelas (felizmente a maioria) que verdadeiramente têm o dom divino de 'Ser!'

Amo ser Mãe, ainda que sentindo medo como todas as Mães, porque vivemos ou tentamos sobreviver em um mundo cada vez mais 'caótico, catastrófico.' Assim, sigo aproveitando os momentos em que estamos juntos ou quando à distância nos falamos através de telefone ou redes sociais. 

Mãe de verdade jamais esquece, jamais abandona e jamais desiste do filho! Essas são 'peculiaridades' que só as mães têm. Amor de mãe exige muitos sacrifícios e, é também, querendo ou não, amor de Mãe  é amor "exigente!" porque sendo Mães não devemos ser levianas, descuidadas, permissivas, protetoras em excesso, mas devemos educar nossos filhos, de uma maneira que, ao saírem de casa saibam conviver  em sociedade, usando a sensatez, o poder de observação e a sabedoria nos momentos de decisão e ação, sem buscar tirar proveito daquilo que não lhes pertence ou que possa gerar algum prejuízo aos outros.

Amo ser assim como sou. Se outras vidas aqui eu tivesse e pudesse escolher, escolheria ser quem sou e como sou quantas vezes preciso fosse!

E mais: sou a avó mais coruja do mundo, porém, sem esquecer de corrigir, 'educar' no momento certo. rs

Autora:

Aparecida Ramos

Grata por sua leitura!

beijos e beijos e afetos.

Imagem:https://www.google.com/search?tbs=sbi:











Foto: colagem, desse Dia das Mães.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Começa hoje o X Encontro Mundial das Famílias: que ecoe a voz do Papa Francisco

 

Quando o Papa fala para as famílias, e diretamente para os casais, "eles escutam. Minha maior expectativa é que isso seja transmitido para todo o mundo", diz o cardeal Farrel.

Nesta quarta-feira tem início o X Encontro Mundial das Famílias: Que as famílias brasileiras possam se reunir durante esta semana para ouvir o que o Papa Francisco irá dizer. Que os agentes de pastoral familiar proporcionem momentos de partilhas entre os casais dos discurso do Santo Padre pois, enfatiza o cardeal Farrell, “na vida conjugal também há santos”.

Marília de Paula Siqueira - Cidade do Vaticano

O Encontro Mundial das Famílias, tem início nesta quarta-feira em Roma. Famílias de todos os lugares irão participar. O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, concedeu uma entrevista ao Vatican News antes do Encontro Mundial, com as perspectivas para aqueles que participarão presencialmente e também para aqueles que forem acompanhar de forma virtual. A Exortação Apóstólica pós-sinodal Amoris Laetitia será a base deste encontro.

O cardeal Farrell deseja que este encontro seja uma injeção de vitamina nas famílias católicas: “Acredito que a pandemia certamente causou uma grande ruptura na vida pastoral da Igreja em todos os níveis. E foi impossível por dois anos reunir grupos de pessoas. Era impossível organizar em nossas igrejas encontros de oração, conferências... Por isso, espero que o Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma seja uma injeção de vitaminas na Igreja."

A expectativa deste encontro é que se “retome a questão da vida familiar, como sempre diz o Papa Francisco. Este é o tema central da Igreja neste momento: matrimônio e vida familiar. É aqui que devemos focar nossa atenção. Fazemos exatamente como o Papa nos pediu, para incutir uma nova vida nele",  sinaliza o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Sobre o acompanhamento de casais, um passo muito importante precisa ser dado: o de encontrar casais capacitados para o acompanhamento de outros casais. “Muitas pessoas gostariam de pular o primeiro passo, e o primeiro passo é encontrar casais que tenham as qualidades para poder acompanhar outros casais. Você tem que identificar os casais que têm a capacidade de ensinar, corrigir e ministrar a outras pessoas. Temos que selecionar pessoas que são boas no que estão fazendo. Esse é um ponto importante.”

O purpurado recordou ainda das famílias ucranianas “Por exemplo, sabemos que quando o Papa saudar os presentes no Festival das Famílias, também estarão presentes casais da Ucrânia. [Haverá] casais de muitas outras partes do mundo onde há diversas formas de perseguição religiosa e onde há violência, e eles vivem em estado de guerra":

“Quem pode fechar os olhos vendo o sofrimento de famílias, mães com seus filhos, enquanto os pais são deixados na Ucrânia para lutar, viajando para estranhos países estrangeiros onde nunca estiveram antes. Eles não têm familiares. Eles estão totalmente por conta própria. As pessoas não percebem que não é como se eles tivessem mudado toda a sua casa, como se eles tivessem uma dessas empresas de mudanças e mudassem tudo. Eles vão com uma pequena bolsa e não têm nada. A Igreja não podia ignorar essa realidade no mundo.”

Para finalizar, o cardeal Farrell pediu que as famílias ouçam o que o Papa tem dito “O Papa Francisco é amado. Eu acho que quando ele fala para as famílias e diretamente para os casais, eles escutam. Minha maior expectativa é que isso seja transmitido para todo o mundo.”

Que as famílias brasileiras possam se reunir durante esta semana para ouvir o que o Papa Francisco irá dizer. Que os agentes de pastorais familiares proporcionem momentos de partilhas entre os casais, dos discurso do Santo Padre pois, enfatiza o cardeal Farrell, “a vida conjugal também tem santos”.

Nossos canais realizarão as transmissões do X Encontro Mundial das Famílias.


https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2022-06/que-ecoe-nas-famlias-brasileira-a-voz-do-papa-francisco.html


sábado, 11 de junho de 2022

Ministério abre inscrição para cursos sobre sustentabilidade

 Ministério abre inscrição para cursos sobre sustentabilidade

O Ministério do Meio Ambiente está com inscrições abertas para dois cursos sobre práticas de sustentabilidade no cotidiano. As inscrições são gratuitas e os cursos vão até 15 de julho. No total, serão oferecidas 2 mil vagas em cada um.

O primeiro curso, chamado "Estilos de vida sustentáveis'', trata de temas que vão desde meios de transporte sustentáveis e dicas práticas para serem aplicadas no dia a dia, até técnicas de economia de água e energia. O segundo, que trata sobre produção e consumo sustentáveis, busca sensibilizar profissionais, estudantes e cidadãos em geral sobre a inserção de critérios de sustentabilidade nas relações de oferta e demanda de produtos e serviços. Entre os temas abordados no curso estão a construção sustentável, a logística reversa e boas práticas para a sustentabilidade energética. 

O conteúdo dos dois cursos é disponibilizado no portal Educa+, plataforma 100% digital de ensino a distância do Ministério do Meio Ambiente. Para se inscrever, os interessados precisam acessar o portal ead.mma.gov.br, clicar em “Inscrições abertas”, selecionar o curso e clicar em "inscreva-se''.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: Agência Brasil

Presidente inaugura Vice-Consulado do Brasil em Orlando


Representação vai atender 180 mil brasileiros que moram na região


O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (11) da cerimônia de inauguração do Vice-Consulado do Brasil em Orlando, na Florida, Estados Unidos. A representação consular vai atender os brasileiros que vivem na região e turistas, com serviços como concessão de passaportes, registros civis e atendimento em casos de emergências.

“Esse nosso pedaço do Brasil faz um bem enorme para os nossos irmãos que estão por aqui, porque eles procuram os mais diversos serviços e, por vezes, têm que viajar dezenas, às vezes, centenas de quilômetros para ter os seus problemas resolvidos”, disse Bolsonaro durante a inauguração.

O presidente viajou na quinta-feira (9) aos Estados Unidos, onde participou da Cúpula das Américas em Los Angeles. Na ocasião, ele se encontrou com o presidente norte-americano, Joe Biden. Esta foi a primeira reunião bilateral desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021.

“Eu confessei para o Jon Biden que, desde criança, sempre admirei o povo americano. Temos muita identidade, em especial na questão de valores, no tocante à liberdade", disse. Ele citou a liberdade de religião e de expressão, "o bem maior que um povo pode ter".  "Liberdade na sua forma mais ampla possível”, acrescentou.

Durante a cerimônia, Bolsonaro esteve acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Consulado

De acordo com o Itamaraty, o Vice-Consulado ficará subordinado ao Consulado-Geral em Miami e deve atender os cerca de 180 mil brasileiros que moram na região.

Bolsonaro realizou a primeira entrega de documentação, um passaporte para uma criança brasileira de sete anos, que nasceu em Orlando.

Segundo o chanceler, além do vice-consulado em Orlando, o Itamaraty abrirá outras quatro repartições. São os consulados-gerais do Brasil em Chengdu (República Popular da China), Edimburgo (Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte) e Marselha (República Francesa) e um vice-consulado em Cusco (Peru).

“Isso significa mais atenção à comunidade brasileira no exterior, ao turista brasileiro quando visita outros países. Aqui ele tem um ponto de apoio, é um pedaço do Brasil no exterior”, disse França. “Espero que esse ato possa se repetir nos próximos anos, há uma comunidade brasileira no exterior cada vez maior”, afirmou o chanceler.

Edição: Kelly Oliveira

terça-feira, 7 de junho de 2022

SILÊNCIOS (IN) QUIETOS


Se decides não falar

Se queres ficar quieto,

Meu coração compreende,

Mesmo desconhecendo a razão

Não irá questionar, mas  transbordará teus silêncios.

Saiba que estarei lá, quietinha tal e qual a madrugada

aguardando a aurora.

Meu corpo estará certamente relaxado,

enquanto meu olhar observará o breu da noite

a esvair-se, meus ouvidos irão pouco a pouco ouvir tua doce voz

a preencher os espaços sem estrelas, desse céu que nos abençoa.


Assim será quando deixares de lado os silêncios:

Ouvirei o som das tuas melodias, que irão desabrochar

como se fossem botões das minhas flores preferidas.

Haverão colibris e borboletas voejantes em nossa floresta,

e as águas do rio estarão a cantar descendo leito a baixo;

se alegrarão em banhar-nos mais uma vez,

testemunhando esse amor-comunhão.


Nesse momento nossas palavras serão como passarinhos

voando em volta do ninho...

Numa linda performance a felicidade!!

Autora:

Aparecida Ramos

Fique à vontade para comentar, caso deseje, 

querido amigo, caro internauta. 

Beijo grande. Gratidão.

Imagem:

https://www.google.com/search?q=silencios+inquietos&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=

A gênese da máfia petista

Ministério lança iniciativa para mapear a educação na saúde

 Ministro destacou necessidade de diagnósticos corretos



O Ministério da Saúde lançou hoje (7) os Painéis Dinâmicos do Sistema de Mapeamento de Educação na Saúde (Simapes), um mecanismo de coleta de dados e de integração de base de dados visando mapeamento, monitoramento e avaliação da capacidade instalada no Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de formação de profissionais da saúde.

Durante a cerimônia de lançamento dos painéis, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que os painéis representam um “corolário de um conjunto de políticas que visam a qualificação daqueles que lidam com a saúde”, o que inclui, segundo ele, os agentes de saúde, "que são aqueles que vão aos locais para coletar dados”.

“Não há sistema de saúde sem recursos humanos”, disse o ministro ao acrescentar que “o profissional de saúde não existe para si mesmo, mas para implementar políticas públicas do interesse da sociedade”.

Neste sentido, o ministro destacou a necessidade de diagnósticos sempre corretos. “E não há diagnóstico correto sem dados”, complementou ao defender ferramentas de comunicação a distância para levar a expertise das universidades mais adiante, em direção ao interior do país.

“Ao lançar um portal, o que se quer é aprimorar a formação dos médicos e ter diagnósticos completos dos campos de prática, porque precisamos de médicos em áreas remotas”, acrescentou.

Quarta onda

Durante seu discurso, Queiroga disse que há “anticristos por aí apregoando uma quarta onda da covid-19, enquanto a média de óbitos cai”. “Eles já haviam dito o mesmo com a [chegada da variante] Delta; que teríamos um colapso. Cadê o colapso? Agora vêm de novo a mesma narrativa”, complementou.


Ministério da Saúde Painéis Marcelo Queirogahttps://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-06/ministerio-lanca-mecanismo-para-mapear-educacao-na-saude

Coreia do Sul e EUA fazem demonstração conjunta de poder aéreo

 Exercício envolveu 20 aviões de guerra


A Coreia do Sul e os Estados Unidos (EUA) fizeram hoje demonstração conjunta de poder aéreo, durante visita da vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman. Ela disse que haverá resposta forte e clara se a Coreia do Norte conduzir um teste nuclear.

A demonstração, que envolveu 20 aviões de guerra, incluindo caças F-35A, ocorreu um dia depois que os aliados dispararam oito mísseis terra-terra na costa leste da Coreia do Sul, em resposta a uma série de mísseis balísticos de curto alcance lançados pela Coreia do Norte no domingo (5).

"A Coreia do Sul e os Estados Unidos demonstraram sua forte capacidade e determinação para atacar com rapidez e precisão qualquer provocação norte-coreana", disseram os militares sul-coreanos em comunicado, acrescentando que os aliados estão monitorando de perto e se preparando para qualquer nova provocação norte-coreana.

A declaração veio horas depois de Sherman se encontrar com seu colega sul-coreano, Cho Hyun-dong, em Seul para discutir a Coreia do Norte. O Estado recluso realizou uma série de testes de mísseis recentemente e alguns analistas acreditam que ele está se preparando para retomar os testes de armas nucleares após um hiato de cinco anos.

"Qualquer teste nuclear seria uma violação completa das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e haveria uma resposta rápida e vigorosa. Acredito que não apenas a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão, mas o mundo inteiro responderia de maneira forte e clara", disse Sherman em entrevista após a reunião.

Coreia do Sul Estados Unidos EUA exercícios militares Coreia do Norte Fonte: Agência Brasil