terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Imagem da Seca na PB...





 Meu Nordeste brasileiro, incluindo, obviamente, minha Paraíba, encontra-se nessa situação “deplorável", de calamidade... Falta água para grande parte da população e falta pasto para os animais. Os rebanhos estão morrendo. Os agricultores sofrendo com o prejuízo e a dor de verem seus animais morrendo à míngua. Sem esquecer o alto preço dos alimentos, motivados pela falta de produção local e regional. Hoje, fiquei comovida, nem segurei as lágrimas quando, na hora do jantar vi meu marido falando que, quando chega no sítio, logo os animais ouvem o barulho da moto e vem correndo ao seu encontro, na expectativa de serem levados (como habitualmente ele faz) para outro lugar do cercado onde deverão encontrar mais algum alimento que nada mais são do que capim seco e algumas raízes. Das autoridades não devemos esperar "muito", porque tudo que foi abundante até o presente, da parte dessas pessoas (que deveriam sentirem-se responsáveis) foram os discursos, na grande maioria com fins eleitoreiros, infelizmente!!!!!!!

Imagem: Arquivo pessoal, Remígio - PB, Brasil, janeiro/2013.



Aparecida Ramos









475 brasileiros foram vítimas de tráfico internacional


Entre 2005 e 2011, 475 brasileiros, na maioria mulheres, foram vítimas de tráfico internacional de pessoas, geralmente voltado para exploração sexual. No mesmo período, a Polícia Federal abriu 157 inquéritos para investigar esse tipo de crime, que resultaram em 381 indiciamentos e apenas 158 prisões. Os dados, divulgados nesta terça-feira pelo governo federal no lançamento do II Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, indicam que menos da metade dos crimes investigados levam à punição dos autores.
A situação é ainda mais grave porque, apesar das campanhas de esclarecimento, é alta a subnotificação de casos, segundo informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao lançar o plano em conjunto com as ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. "Trata-se de um crime subterrâneo, difícil de ser combatido porque as vítimas não denunciam, seja por medo ou vergonha", observou o ministro. Na ocasião também foi apresentado o primeiro relatório com dados consolidados sobre esse crime no País.
O plano tem cinco eixos, destinados a melhorar a performance do Brasil no enfrentamento do tráfico de pessoas, começando pelo aperfeiçoamento do marco regulatório. O governo encampou um projeto que aumenta a punição e amplia o alcance da lei, de modo a incluir na tipificação, por exemplo, o trabalho escravo e o tráfico de crianças para transplante de órgãos ou retirada de tecidos. Outro projeto prevê a perda dos bens de membros de organizações criminosas que exploram essa atividade. Cardozo disse que vai apelar ao Congresso para que inclua os dois projetos em regime de urgência.
O segundo eixo promoverá a integração e o fortalecimento das políticas públicas e redes de atendimento às vítimas. Uma meta é criar dez novos núcleos ou postos de enfrentamento ao crime até 2014 nos locais de grande circulação - hoje são 13 postos e 16 núcleos. Serão investidos nessa ampliação R$ 5,9 milhões, incluindo aí a capacitação de agentes nas áreas relacionadas ao tema. Os postos serão localizados em cidades da fronteira seca do Brasil com os países vizinhos. Os outros dois eixos se destinam à produção de informações técnicas e a campanhas de educação e mobilização da sociedade no combate ao crime.
O governo vai também criar um cadastro das vítimas de tráfico de pessoas no exterior. O objetivo, segundo a ministra Eleonora, é que 100% delas tenham sua situação monitorada para que lhes sejam assegurados direitos legais, como atendimento jurídico e reparação civil por danos materiais e morais. Entre as 125 metas setoriais, uma prevê a abertura de diálogo com os países vizinhos para o combate articulado às organizações criminosas especializadas em tráfico de pessoas. Uma comissão tripartite acompanhará a execução das medidas do plano.
Capacitação
O treinamento de profissionais da educação e da segurança inclui técnicas de capacitação para que possam identificar as diversas situações usadas por criminosos para camuflar o tráfico de pessoas e atos de violência contra mulheres. "Os agentes do estado precisam estar capacitados para identificação, combate às organizações criminosas e apoio às vítimas", disse Cardozo. "Mas é preciso que as pessoas percam o medo e denunciem. Para haver investigação tem que ter notícia do crime".
Maria do Rosário qualificou o tráfico de pessoas como "uma grave violação de direitos humanos". Ela disse que ultimamente o problema ganhou mais visibilidade em razão da novela Salve Jorge, da TV Globo, que mostra mulheres brasileiras exploradas sexualmente na Turquia por quadrilha internacional. Mas a ministra Eleonora acha que a realidade é pior do que a ficção. "O que a novela mostra é pouco. A situação é muito mais grave, alarmante e preocupante", disse.
Ela apelou para que as pessoas denunciem situações pelo Disque 180. Em um ano disponibilizado para o exterior, o serviço permitiu duas grandes operações que resgataram 40 mulheres de várias nacionalidades na Espanha. As denúncias partiram de Portugal e Espanha, em abril e outubro de 2012. "A denúncia é fundamental para que o crime venha à luz e os criminosos sejam punidos", esclareceu Eleonora.
Registro
O relatório aponta dificuldade em reunir provas nesse tipo de crime, o que dificulta a punição. O registro dos casos também é dificultado pela própria legislação, tida como inadequada, pois prevê somente o tráfico para fins de exploração sexual, deixando à margem outras modalidades, como tráfico para fins de remoção de tecidos, ou partes do corpo e o trabalho escravo.
Conforme o estudo, de um total de 475 vítimas brasileiras identificadas pelo Ministério das Relações Exteriores, entre 2005 e 2011, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidos a trabalho escravo. Os países onde mais foram localizadas vítimas foram Suriname (porta de entrada para a Holanda), com 133 casos; Suíça (127) e Espanha (104). Para a Holanda diretamente foram traficadas 71 mulheres.
Dados da PF revelam que são as mulheres, na maioria, as aliciadoras, recrutadoras ou traficantes, que somam 55% dos indiciamentos. Já os presos são na maioria homens (65%). Eles respondem também pela maior parte dos casos de agressão a vítimas do tráfico de pessoas.

Yahoo

Luiz Couto lamenta cultura da seca e vitimização do povo nordestino


luiz couto-D2
























O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (25) para fazer uma reflexão sobre o que chamou de “cultura da seca” e que, de acordo com ele, continua arraigada em alguns setores da sociedade nordestina, principalmente nos meios políticos partidários e em segmentos da imprensa e da mídia em geral. A região do semiárido brasileiro, afirmou o parlamentar,  vive há quase dois anos com uma das maiores estiagens. Mas a seca, disse, não se resume à ausência de chuvas e escassez de água e prejuízos decorrentes. “A seca tem um forte conteúdo cultural, por seus aspectos políticos, por seus desafios técnicos e, principalmente, por seus discursos impregnados de  sofismas, de silêncios, de significados obsoletos, mas ainda interesseiros para uma parte das elites regionais”, frisou o petista.


Um forte elemento da cultura da seca do Nordeste, disse ainda Luiz Couto, é a vitimização do povo sertanejo, raramente visto como protagonista das continuidades e das descontinuidades nas estruturas econômicas, no espaço geográfico e no processo histórico. “O problema dos efeitos da seca e a sua resolução continuam sendo localizados fora do  alcance das pessoas mais afetadas pelo fenômeno recorrente. Pelo visto e pelo dito por políticos e jornalistas, ao povo resta se lastimar dos prejuízos, culpar os governos federal e estadual e assinar abaixo-assinados para reclamar soluções aos poderes públicos”.



“É preciso indagar a determinados setores da política nordestina e a autoproclamada opinião pública se ainda vão insistir com o anacronismo dos seus velhos discursos? É preciso perguntar sem meias palavras aos conterrâneos e conterrâneas se há disposição para fazer avançar uma abordagem nova para essa velha questão da seca? Que papéis cada sertanejo  deve cumprir neste cenário? Para além dos direitos, que disposição e compromisso há de todos e de cada um de assumir deveres para com o semiárido? Ou será que sairemos da seca atual com a mesma mentalidade de antes?”, questionou o deputado Luiz Couto.



Para Luiz Couto, o desafio a ser enfrentado é o desenvolvimento sustentável da região.

Do; Site Oficial PT na Câmara

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Momentos para recordar... e partilhar com vocês!


Visitar lugares assim, enchem nossas vistas de beleza, encanto, uma atmosfera e magia diferente. No entanto, quase sempre ao lado do belo, do moderno, da arquitetura, existe o lado negro, sujo, miserável, feio. Estão lá como se fosse para lembrar à sociedade, como se nos dissesse: Olhem para nós! Existimos! Estamos aqui! Vocês também são responsáveis!!! 

Catedral da Sé - SP

Vista do teto.

Um dos altares, na  lateral.

Interior da Catedral.

Meu irmão - na entrada da Sé.



Monumento na Praça da Sé.


Marco Zero - São Paulo 
"O marco zero da cidade de São Paulo é um monumento geográfico localizado na Praça da Sézona central da cidade de São Paulo. O prisma hexagonal revestido demármore representa o centro geográfico da cidade, onde todas as medições de distância situadas nas placas toponímicas da mesma são estabelecidas".
 Da: Wikipedia.





                     Monumento na Praça da Sé - SP, Brasil. 

                                     Porta de entrada



       "Estátua viva"- Na famosa e movimentadíssima 
        Rua "25 de     Março". 
        Cada um com sua arte fazendo o que pode, em 
        São Paulo,  na Paraíba e em todo lugar! rs

       Arquivo pessoal - Janeiro/2013

Bento 16, em seu último Ângelus, diz seguir vontade de Deus



Papa oferece benção aos fiéis em último Angelus 











CIDADE DO VATICANO, 24 Fev (Reuters) - Em seu último pronunciamento de domingo, o papa Bento 16, que se tornará o primeiro pontífice a deixar o cargo em quase seis séculos, disse que seguiu os desejos de Deus e não está abandonando a Igreja Católica Romana.



O papa fez a declaração com voz vigorosa para milhares de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano, e afirmou que, depois de sua histórica abdicação, na próxima quinta-feira, vai continuar a servir e amar a Igreja, rezando e meditando.
"O Senhor está me chamando para subir a montanha, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação", disse ele em meio a aplausos e gritos de "viva o papa".
"Mas isso não significa abandonar a Igreja. Na verdade, se Deus pede isso a mim, é precisamente porque posso continuar a servir a Ele com a mesma dedicação e o mesmo amor que tenho demonstrado até agora", afirmou.
Bento 16 disse também que estaria servindo à Igreja de uma forma mais de acordo com a sua idade e suas forças.
O pronunciamento deste domingo foi uma das últimas aparições de Bento 16 como pontífice. Na quarta-feira, ele vai realizar sua última audiência geral na Praça São Pedro e, na quinta, vai se reunir com os cardeais e depois irá para o retiro de verão papal, ao sul de Roma.
O papado ficará vago às 20 horas (16h de Brasília) na quinta-feira.
Os cardeais começarão a realizar reuniões no dia seguinte para se preparar para o conclave que elegerá o novo papa, o qual provavelmente será marcado para meados de março.

Da: Net

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Parque do Ibirapuera tem a cara do Brasil



Um lugar bonito e com muita diversidade - o Ibirapuera é a cara do Brasil

Existem muitos lugares lindos na cidade de São Paulo , mas nenhum lugar tem mais a cara da cidade e do Brasil como o Parque do Ibirapuera que mistura natureza ,lazer e conhecimentos culturais, são 1.584.000 m2 divididos entre a natureza e os diversos museus como o Museu Afro Brasil,Museu de Arte Contemporânea e Museu de Arte Moderna, e o Pavilhão Japonês. Considerado a melhor área verde e o melhor cartão postal da cidade, o parque tem muitos outros atrativos entre eles pista de corrida, parque infantil, lanchonetes, ciclofaixas, bicicletário, aparelhos de ginasticas, lagos, escola de jardinagem ,herbário e muitas atrações que atraem diversas pessoas todos os dias.
Desde a sua Inauguração no dia 21 de agosto de 1954 na zona sul em comemoração ao IV centenário de São Paulo, o parque realiza muitas atividades entre elas o Quiosque da Saúde na qual são oferecidas palestras dinâmicas relacionadas a prevenção e saúde no esporte, com orientação medica e avaliações nutricionais e físicas,e a Astronomia Especial realizada no Planetário aos sábados e Domingos, no comando do Professor Aristóteles crianças e adultos poderão conhecer um pouco do mundo da astronomia e suas curiosidades.
Umas das mais admiradas atrações do parque com certeza é a fonte iluminada que foi inaugurada dia 23 de Janeiro de 2004 atraindo todos os dias dezenas de pessoas para apreciar o show de coreografias do chafariz, esse espetáculo das águas pode ser visto em 2 horários todos os dias 12h as 14h e das 20h as 22h, com exerção de sábados 20h 30 as 21:00 e domingos 21:00 as 21:30.
O parque recebe varias excursões escolares por ano , onde as crianças aprendem mais sobre a reciclagem, espécies de arvores e como respeitar a natureza, muitas excursões também visitam o Planetário que graças a cúpula interna que se tornou uma grande tela de projeção, temos a sensação de estar mais próximo ao céu, uma experiência fascinante.
Outro lugar bem frequentado é a praça da paz muito conhecida por realizar variados shows e reunir diversas pessoas.
Aberto das 5h as 24h o parque possui diversas atrações que agradam a todos os gostos, vale a pena fazer uma visita para uma caminhada ou simplesmente desfrutar da natureza.
Por: Yahoo

Hoje, amanhã e sempre...



                
                   Hoje, amanhã e sempre, um grande desejo:
                   Quero somente sua felicidade!...

                    Aparecida Ramos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prática política opressora e ultrapassada (Artigo)







Caríssimos (as), não sei se a essa altura da vida ainda não aprendi  a pensar ou se penso demais... Não sei se aprendi a "ver" a realidade e não simplesmente "olhar"...,  se "enxergo" demais ou se ainda tateio no escuro... O fato é que, tendo aprendido ou não, tenho o "privilégio" de uma vez ou outra me deparar com cenas "dantescas", que se pudesse pagaria para não ver nem tão pouco saber que ainda existem, em pleno século XXI. Sabemos que em nossa "sociedade" muitos poderosos estão no poder (não por méritos próprios), mas às custas do voto  de muitas pessoas humildes, de poucas letras e, portanto de pouca ou quase nenhuma informação. Alguns desses "felizardos" fazem (mal) uso da "coroa", esquecendo que foram os pobres que os conduziram ao "trono" e quando são procurados por aqueles que não constam em suas "cartilhas" os tratam  com desprezo e humilhação, como se fossem pior que lixo, porque... lixo se recicla e pessoas humildes e excluídas, se depender desse tipo de gente, jamais serão "aproveitadas". Há poucos dias, observei uma cena deprimente onde uma mulher (mãe de família), timidamente falava com uma figura que faz parte diretamente do poder político local. Ela pedia, humildemente uma oportunidade de trabalho. A citada "autoridade", se achando um "rei", começou a interrogá-la sobre em quem a mesma havia votado nas últimas eleições. A senhora, com a fisionomia abatida pelo injusto interrogatório, saiu cabisbaixa sem nenhuma promessa de trabalho. Penso que esse não é o papel de alguém que tem acesso direto ao poder que está à frente dos destinos políticos de um município, mas infelizmente ainda é a prática dominante, principalmente nas pequenas e médias cidades desse país. E os pobres... esses são de grande utilidade para carregar a bandeira do partido, vestir a camisa, lotar as praças e comitês e depois, votar e eleger aqueles (as) que, pouco tempo depois da posse querem vê-los, simplesmente pelas costas. Esquecem-se que nessa vida tudo é passageiro!


Aparecida Ramos


Somente porque vocês são especiais!!!



Olá!!! Trouxe-lhe estas rosas para 
retribuir o carinho de 
sua visita.
Beijos, ternura e poesia!



               Aparecida Ramos

Amados!! Sigam em frente!






A cada dia, Deus concede a cada um de nós  uma nova oportunidade de viver; 
realizar sonhos e projetos;
crescer, mudar e aperfeiçoar-nos; estender a mão aos irmãos; dividir e compartilhar.


As oportunidades são novas chances de crescimento.

Cada instante é o momento certo para recomeçar.


Reveja suas metas, onde você quer chegar, e descubra os caminhos a serem percorridos para atingir o seu ideal.


Ei!! Não se deixe vencer pelas dificuldades, pelas decepções; elas sempre vão existir.

Coragem! Por que em Jesus as decepções nós iremos vencer.

Pe. Marcelo Rossi

Tráfico de Pessoas




Adoção - Um ato de Amor!




"Toda criança merece o amor de uma família.
Pense nisso!"


Aparecida Ramos
Imagem: Da Net

... No Twitter

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Álcool está associado a 49% das agressões físicas e a 21% dos acidentes no trânsito



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nessa terça-feira (19) que o consumo de álcool está relacionado a 49% das agressões físicas cotidianas e a 21% dos acidentes no trânsito. Em 2011, mais de 42 mil pessoas morreram no trânsito e mais 51 mil morreram por homicídio, revela o estudo inédito realizado pelo programa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde. Os dados foram extraídos de 71 hospitais de todo o país, que fazem atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o ministro Padilha, esses acidentes e agressões têm forte impacto nos serviço do SUS e na economia do país. “Um dos dados da pesquisa aponta que 66% das vítimas têm de 5 a 11 anos de escolaridade. Ou seja, estamos perdendo pessoas que são altamente produtivas e que têm alto índice de escolaridade”, afirma. O levantamento ainda aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Entre as pessoas envolvidas em acidentes, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%).

Alexandre Cordeiro Macedo, ministro das Cidades em exercício, apresentou os dados da pesquisa junto com o ministro Padilha e reforçou a importância das campanhas de mobilização social e da Lei Seca. “Os três pilares da segurança no trânsito são: conscientização, legislação efetiva e fiscalização eficiente. Esse número de mortes é muito elevado. Nós temos uma guerra no trânsito e isso tem que mudar. A gente começa a ver mudanças significativas com a aplicação da nova Lei Seca. Tivemos resultados impressionantes, como a redução de 24% das mortes durante a campanha de carnaval desse ano”, comenta.

Padilha concorda com a posição de Macedo, e ao ser questionado sobre os aplicativos para celular existentes para driblar as blitz o ministro é enfático: “Nós queremos salvar vidas. A relação entre o álcool e a direção é fatal. Alguns dados apontam que, os estados que aumentaram o número de blitz reduziram os números recorrentes de acidentes no trânsito. Sou contra quem bebeu e dirigiu e eu vou ser contra qualquer instrumento que possa burlar a associação disso, qualquer coisa que estimule quem bebeu a dirigir”, ressalta.

As vítimas mais acometidas por agressões físicas estão na mesma faixa etária dos envolvidos em acidentes de trânsito – 20 a 39 anos – e representam 56% dos casos. Em 2011, 28.352 homens com idade entre 20 a 39 anos foram assassinados e 16.460 perderam a vida no trânsito, o que corresponde a quase metade de óbitos registrados nesta faixa etária, 31,5% e 18,3%, respectivamente. O VIVA também mostra que a proporção do consumo de bebida alcoólica entre os pacientes homens foi bem superior ao das mulheres: 54,3% dos homens que sofreram violência e 24,9% dos que sofreram acidente de trânsito tinham ingerido álcool, enquanto os índices entre as pessoas do sexo feminino foram de 31,5% e 10,2%, respectivamente.

O ministro da Saúde reforçou ainda a importância de se obter informações qualificadas em saúde para que as ações de prevenção e de intervenção sejam cada vez mais eficientes. “Estas informações que apresentamos aqui têm papel decisivo para que tenhamos, nós e todos os demais órgãos federais, estaduais e municipais, mais segurança para agir. Também vamos utilizá-las em nossas campanhas de conscientização de motoristas, passageiros e pedestres”, destacou Padilha.

Vida no Trânsito - Para apoiar estados e municípios a orientar condutores sobre o risco da combinação entre o álcool e direção, o Ministério da Saúde desenvolve o Projeto Vida no Trânsito. As cinco capitais brasileiras que participam do projeto (Curitiba, Teresina, Belo Horizonte, Campo Grande e Palmas) reduziram, entre 2009 e 2011, o percentual de atendimentos de vítimas de acidentes alcoolizadas nas emergências dos prontos-socorros. Em setembro de 2012, o Ministério autorizou o repasse de R$ 12,8 milhões para os 26 estados, o Distrito Federal, todas as capitais, além de Guarulhos e Campinas. No total, foram cerca de R$ 25 milhões para as ações do Projeto Vida no Trânsito.

Uma das ações do projeto Vida no Trânsito é a qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e vítimas fatais. Com o banco de dados atualizado, os gestores de saúde podem identificar os fatores de risco e os grupos de vítimas mais vulneráveis nos respectivos municípios, assim como os locais onde o risco de acidente é maior.

Camilla Terra / Blog da Saúde
Do Blog: Luciano Álves - ACS

Razão da Minha Escrita (Crônica)










Um dia, há bastante tempo, vi minha "casa" na posição inversa, parecia que iria mergulhar no centro da terra. Vi o sol nascer no poente e se pôr no lado leste. Observei estrelas desfilando na superfície das águas da lagoa azul turqueza. Vi a lua abraçada, trocando beijos com o sol e caminhando, lentamente no bosque onde mergulho em busca de minhas inspirações. Um dia, vi anoitecer na madrugada e vi amanhecer quando a noite chegou. Quando ainda era criança (bem pequena), observei  a organização e cumplicidade das formigas, abelhas e cupins. Percebi que esses pequeninos animais nos causam inveja,  dão um show de associativismo/cooperativismo em nós - seres humanos "desenvolvidos". Um dia, admirei durante horas, dias e anos, a dedicação, o "saber" dos passarinhos, que havia em minha região, mas principalmente no sítio do meu avô, onde tive a felicidade de conviver durante a minha infância. Lembro que ficava durante horas, embevecida, admirando a variedade das lagartas nas flores e plantações. O colorido das lagartas no pé de jasmim, ao lado da minha casa, era de dar inveja, embora elas me causassem um certo medo (uiiii!!!! rs). E as que devoravam as folhas do cajueiro, eram perigosas, seus pelos  causavam queimadura, quando em contato com a pele.


lagarta de jasmim (atraente, mas "repugnante!")



lagarta de cajueiro (perigosa!!!)


Um dia... vi bem de perto o carinho, a dedicação e amor com os quais os animais tratavam e tratam seus filhotes e pude fazer, ainda sendo criança, uma analogia entre esses e os seres humanos. O resultado disso você já sabe... Observei as relações humanas, os comportamentos das pessoas em minha volta, familiares e vizinhos... Experimentava alegrias e tristezas. Sofria com a dor alheia, ainda sou assim rs. Porque... igual a vocês, não sou uma pessoa "comum". Felizmente, o saldo de tudo isso me rendeu preciosas fatias de felicidade recheadas de alegrias. Por isso, as palavras não cabem dentro de mim e o amor e tantos outros sentimentos pulsam em meu ser. Sou pequena demais para armazenar tamanho "arsenal"... Essas são as maiores e singelas razões da minha escrita!


Gratidão, beijos, carinho, poesia, sorrisos e amor para você que gosta, lê e acompanha o semeio das minhas palavras/sementes "catadas" (apanhadas) no fundo do silo do meu coração. rsrs  

Você nunca viu um texto com tantas imagens! 
Minha foto (16/02/13), sob um sol abrasador, na Estação do trenzinho, indo para o Corcovado (RJ).  Na Estação estavam apenas eu, minha irmã e o Jonas (jovem e simpático funcionário) rs.
Saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Isis Dumont
Publicação em meu "Site do Escritor"/Recanto das Letras
Em 20/02/2013