sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Seminário discute a Violência Contra a Mulher



SEDUP discute a violência contra a mulher em seminário na região do brejo paraibano

Reafirmando seu compromisso com os Direitos Humanos e com a luta contra a exclusão social e todo tipo de discriminação o SEDUP está realizando nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no Victor Center Hotel, em Guarabira, oSeminário Pela Vida das Mulheres - desafios e possibilidades do enfrentamento à violência contra a mulher do campo e da cidadeO evento tem o objetivo de discutir o enfrentamento à violência contra a mulher na Paraíba, e as políticas públicas de enfrentamento a essas violências.
O seminário é aberto à participação de mulheres de toda a região. Essa iniciativa é parte de um projeto apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário dirigido às mulheres que vivem nos municípios da região ligados ao Território do Piemonte da Borborema e Território da Borborema, além das mulheres do Fórum dos/as Assentados de Areia, Pilões, Serraria e Remígio e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras da Paraíba (MMT-PB).
No dia 30 a programação do evento foi aberta com uma mesa sobre os desafios do enfrentamento à violência contra a mulher do campo e da cidade e oficinas sobre gênero, os aspectos da violência, as formas de resistência. Amanhã, dia primeiro de dezembro, a programação será concluída com duas mesas temáticas: a primeira será sobre Políticas Públicas de enfrentamento da violência contra mulher, na esfera dos governos: federal, estadual e municipal com a representante da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Joyce Borges; e a segunda mesa sobre o Papel da sociedade civil na construção e/ou implementação das políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher, com Anadilza Maria Paiva, da organização não governamental, feminista, Cunhã - Cunhã Coletivo Feminista.
Um material impresso educativo e camisetas que informam sobre a violência contra a mulher e a importância da denúncia para acabar com esse tipo de violência serão distribuídos no evento.  Segundo Marcia Amaral de Oliveira, educadora do SEDUP, “essa ação reforça o compromisso da instituição com o enfrentamento ao machismo e na luta contra a violência sofrida pelas mulheres. Nos últimos anos essa tem sido a temática discutida nas atividades do SEDUP durante o mês de março quando se comemora o dia Internacional da Mulher. E este mês promovemos esse seminário, em alusão ao dia 25 DE NOVEMBRO - Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher.

25 DE NOVEMBRO - Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher.
Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem as irmãs Mirabal – Las Mariposas. Neste mês, todos os anos a sociedade civil organizada e poderes públicos realizam ações que debatem com a população sobre a violência sofrida pelas mulheres e sobre as políticas para redução dessa violência. Além de realizarem atividades de promoção da equidade de gênero e contra o machismo e o sexismo.

No dia 25 de novembro de 1960 Patria Mercedes Mirabal (27 de fevereiro de 1924 — 25 de novembro de 1960), Minerva Argentina Mirabal (12 de março de 1926 — 25 de novembro de 1960) e Antonia María Teresa Mirabal (15 de outubro de 1936 — 25 de novembro de 1960) foram dominicanas que se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo e foram, por isso, assassinadas. As irmãs Mirabal cresceram em uma zona rural, no município de Salcedo (hoje província). Quando Trujillo chegou ao poder, a família das irmãs perdeu a casa e todo o seu dinheiro. As irmãs acreditavam que Trujillo levaria o país ao caos econômico e, então, formaram um grupo de oposição ao regime se tornando conhecidas como Las Mariposas.
Foram presas e torturadas várias vezes. Apesar disso, continuaram na luta contra a ditadura. Trujillo decidiu acabar com Las Mariposas em 25 de novembro de 1960, enviando homens para interceptar as três mulheres quando iam visitar seus maridos na prisão. Las Mariposas foram pegas desarmadas e levadas para uma plantação de cana-de-açúcar, onde foram apunhaladas e estranguladas. Trujillo acreditou que havia eliminado um grande problema, mas o assassinato teve péssima repercussão. A morte de Las Mariposas causou grande comoção na República Dominicana e levou o povo dominicano a ficar cada vez mais inclinado a apoiar os ideais de Las Mariposas. Esta reação contribuiu no despertar da consciência do povo, e culminou no assassinato de Trujillo em maio de 1961. No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher.




Luciel Araújo

83 - 8860 3452 (Oi)
83 - 9683 2922 (Tim)

lucielparaiba@hotmail.com











Muito obrigada, meu amigo Luciel Araújo, pela partilha.
Estou participando. Está sendo bastante proveitoso.



Aparecida Ramos

Assembleia Geral da ONU reconhece Palestina como Estado observador




Leia mais:

Em uma votação direta no plenário da Assembleia Geral, a resolução impulsionada pelo líder palestino, Mahmoud Abbas, contou com 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções.
A resolução, que "reafirma o direito do povo palestino à autodeterminação e à independência em um Estado da Palestina a partir das fronteiras de 1967", eleva o status da ANP de "entidade observadora" para "Estado observador não-membro".
Além disso, expressa a "urgente necessidade" de retomar e acelerar as negociações para alcançar um acordo de paz "justo, durável e completo" entre palestinos e israelenses baseado nas resoluções da ONU, nos princípios de Madri e no roteiro do Quarteto para a Paz no Oriente Médio.
A resolução da Assembleia Geral confia que esse eventual acordo ajudará a resolver os temas pendentes mais importantes: "os refugiados palestinos, Jerusalém, os assentamentos, as fronteiras, a segurança e a água".
Depois da votação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que após um dia que qualificou de "histórico" é "urgente" que palestinos e israelenses retomem "negociações" diretas.
"Acho que os palestinos têm seu legítimo direito a ter seu próprio Estado independente e Israel tem direito a viver com segurança dentro de suas fronteiras", ressaltou Ban, que reiterou que "não pode haver substitutos às negociações diretas".
Uma vez confirmado o novo status, a Palestina terá acesso a várias agências do sistema das Nações Unidas, como já ocorreu no ano passado com a Unesco, e a cortes internacionais como o Tribunal Penal Internacional (TPI).
A votação de hoje foi a quarta tentativa das autoridades palestinas para conseguir um maior respaldo internacional desde que as Nações Unidas reconheceram o direito à autodeterminação do povo palestino em 1974.
A última tentativa tinha sido em setembro de 2011, quando o pedido palestino para que a ONU lhe reconhecesse como Estado membro de pleno direito foi bloqueado no Conselho de Segurança devido à oposição dos Estados Unidos. EFE
Yahoo Notícias

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pagando o Preço (Poesia pensamento)



 

Não atribua a ninguém
Pagar o preço de sua irresponsabilidade.
Filhos... não pediram pra nascer.
Sensível como sou...
Não suporto mais vê-los sofrer.
Você promete e não vem,
Ainda sabendo que eles tem todo direito.
Lembre-se que são "nossos" filhos!
E não merecem sofrer desse jeito.
Um dia, serão adultos também.
E não deverás exigir deles
Aquilo que negastes
Quando  eles mais precisavam.
Sei que faço minha parte.
Faço além dos meu limites.
Sou mãe e pai nas tuas omissões,
Mas não posso assumir totalmente
A parte que só a ti cabe fazer.


“Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles mesmos não põem nem um dedo para os deslocar. Mt 23,


Isis Dumont
Publicado no Recanto das Letras

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Da Janela do Apartamento (Prosa Poética)

           


Acordo cedo, quando os primeiros raios de sol batem, sorrateiramente no vidro da janela.
Depois de uma breve oração e alguns exercícios de alongamento, me ponho a admirar a imponência da cidade grande. Aproveito para fazer algumas imagens que levarei a mais como lembrança desse passeio inesquecível.
Muitos questionamentos me vem à mente quando meu pensamento decide fotografar cenas do dia a dia na capital. Moradores de todas as classes, na correria para o trabalho, na busca pela solução de inúmeros problemas... Ah! E os que nem trabalho tem?... E aqueles que para viver honestamente, encontram no instinto e no espírito de sobrevivência a alternativa para sobreviver. É aí que entra em cena a  criatividade, onde "cada um se vira como pode". 

O borburinho do trânsito, das ruas não incomodam. Do andar onde estou (no Condomínio)  sou envolvida, embalada, acariciada pelas mãos do silêncio além do canto dos pássaros que povoam as árvores do local. Os ruídos redundantes, irritantes, enjoativos, estressantes ficam um pouco distante. 
Meu sono nessas noites por aqui tem sido tranquilo e bastante reparador. Volta e meia me vem às lembranças de minha casa lá na cidadezinha do interior, com apenas 3500 habitantes na zona urbana, mas... diga-se de passagem, uma rua muito barulhenta. Um lugar de “festas”, onde toda atração, todo tipo de som tem que “obrigatoriamente” passar ou ficar por ali. 
Qualquer dia desses mudo de lugar, vou para um ambiente mais tranquilo, onde somente o vento nas folhagens e o canto dos passarinhos possam me acompanhar. Ficou com inveja?... "Tá" precisando igual a mim, de um lugar tranquilo para relaxar?... Vem comigo, poeta! Mas... é melhor pensar antes. Não gosto de  “tagarelice”. Se você não for muito “falante” ou pelo menos saiba “programar” o momento e o assunto para falar, quem sabe nossos temperamentos sejam compatíveis ou você seja minha companhia ideal, pelo menos por alguns dias. Basta saber respeitar meus momentos de “introspecção” onde me recolho de mim mesma e não quero ouvir nenhuma palavra, principalmente de gente que fala o que não gosto ou não desejo ouvir. Se ainda assim aceitares, me confirma, quando arrumar a mala farei contato. Também não sou séria o tempo todo!Até me permito de vez em quando jogar conversa fora, falar de trivialidades rsrs.

Não esqueça, precisa estar de férias, no início! Não teremos data prevista para retornar com brevidade. E... você não vai querer me deixar sozinha depois de ter-me acompanhado, vai?

Certamente, um lugar agradável e bem tranquilo nos aguarda. Sem data para retornar, mas quando resolvermos voltar, de lá sairemos refeitos interiormente, com a alma feliz e muito mais inspirados! 

Ah! Lembrei de algo importante! Se decidir me acompanhar, antes acesse suas configurações e certifique-se de que não está agindo acordado.




Isis Dumont            
Fortaleza/CE, em 21/11/2012
Foto: da Autora
Publicado no Recanto das Letras

Três disfunções de saúde que fazem engordar


Já tentou de tudo e não sabe por que não emagrece? Saiba possiveis motivos.





Fechar a boca, manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas: esse são os melhores métodos para perder os quilinhos extras de forma saudável. No entanto, se você anda fazendo a lição de casa direitinho e não notou nenhuma redução de peso ou medidas, fique atenta, pois existem fatores que afetam a sua saúde e podem interferir no emagrecimento.

Leia também:

De acordo com a ginecologista e obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, distúrbios hormonais, emoções descontroladas e doenças metabólicas como o diabetes são fatores patológicos que influenciam o ganho de peso. “Uma doença muito frequente é o hipotireoidismo, que ocorre quando a glândula tireóide produz quantidades insuficientes dos seus hormônios T3 e T4. Esse processo deixa o metabolismo mais lento, dificultando o emagrecimento. Para reverter esse quadro é indicada uma reposição hormonal”, explica a médica. 

Algumas desordens no organismo podem influenciar no balanço energético e dificultar a perda de peso. A ginecologista denise Gomes revela três delas que comprometem a saúde feminina e não favorecem a perda de peso, confira: 

Uso de anticoncepcional 
Em algumas mulheres, o uso de anticoncepcional pode predispor à retenção de líquido, o que garante a elas um pouco de edema e consequentemente favorece o ganho de peso. O responsável por esses quilinhos a mais é o hormônio estrógeno, que está presente em alguns medicamentos e pode levar à retenção de líquido e prejudicar a eliminação. “Além disso, há mulheres que notam inchaço após iniciar a pílula, e isso pode refletir na balança”, destaca a médica.

A melhor maneira de driblar o problema ocorre trocando a pílula. O ideal é buscar outra que ofereça menos riscos à saúde e amenize os efeitos colaterais. “As novas pílulas disponíveis no mercado possuem uma dosagem menor de estrógeno, sendo que algumas possuem até mesmo hormônio diurético e não causam retenção hídrica”, diz Denise. 

Yahoo Notícias

Queda do Desmatamento


rca contra o desmatamento, preencha seu título
http://www.greenpeace-comunicacao.org.br/email/cyberativismo/ciber_27-11-2012f.html

O desmatamento reduziu. E você faz parte disso
Olá,
O governo federal anunciou, nesta terça-feira, a menor taxa de desmatamento já registrada na Amazônia: 4,6 mil quilômetros quadrados. Com ele, este é o quarto ano consecutivo de redução de uma taxa que há alguns anos já bateu os 27 mil quilômetros quadrados.
Essa queda deixa claras duas coisas: o fim do desmatamento não só é necessário como perfeitamente possível. E só chegamos a ele por conta da pressão que eu, você e boa parte da sociedade fazemos sobre governos e empresas.
Divulgue a campanha
Bom exemplo disso é o projeto de lei de iniciativa popular dodesmatamento zero, que você já assinou. Em poucos meses, mais de640 mil pessoas já fizeram como você e assinaram embaixo da proposta que quer zerar a destruição nas nossas florestas. Aproveite para divulgar a campanha. É uma lei feita pelo povo e para o povo brasileiro. Precisamos do maior número possível de assinaturas para levar o projeto ao Congresso.
Apesar da redução do desmatamento, ainda temos 4,6 mil quilômetros quadrados de destruição pela frente. Isso equivale a quase dois mil campos de futebol desmatados a cada dia. Juntos, podemos dar um fim nisso. Junte-se a nós.
Marcio AstriniUm abraço,
Marcio Astrini
Coordenador da Campanha da Amazônia
Greenpeace
Ajude o Greenpeace a proteger o planeta
Recebeu este e-mail de alguém?
» Encaminhe esse e-mail para um(a) amigo(a)
Junte-se a nós


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Desprendimento



Foto


Boa tarde!!!! Felicidades!!! 

Desprendimento (para mim) não significa desistir dos sonhos nem deixar de viver. 
Como tudo na vida, o desprendimento em uma pessoa nunca será completo. Só Deus é 100%.
Estamos aqui só de passagem, por isso, aproveitemos para curtir a família, 
os amigos, os bons sentimentos e 
bons momentos. 
Aproveitemos, enfim para curtir a vida 
e tudo que é bom, belo e que nos 
preenche, nos motiva e nos faz melhores 
como pessoas. 
Bjssssssss de paz!!!



Aparecida Ramos

"ÉDUCASSÃO"...






 Olá.....bom dia!!!  BOA TARDE...!!!!!

CONCORDO COM ESSA PROFESSORA, PLENAMENTE!!!!!!


"ÉDUCASSÃO"...
(ótima reflexão)
A Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava:  tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Filosofia, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática: 


Semana passada, comprei um produto que custouR$ 15,80.
Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 

Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 


1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro? 

2. Ensino de matemática em 1970: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro? 

3. Ensino de matemática em 1980: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$80,00.
Qual é o lucro? 

4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 


5. Ensino de matemática em 2000: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$80,00.
O lucro é de R$20,00.
Está certo?
( )SIM ( )NÃO 

6. Ensino de matemática em 2009: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$20,00. 

( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 
7. Em 2010...: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social, não precisa responder pois é proibido reprová-lo)
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais podem ficar enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.


Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor
(Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado) 
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ! 
Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!



 Recebi e estou repassando. 

Muito obrigada, Chris pela partilha. 
Também estou de acordo com sua opinião. 

A imagem, pesquisei no Google.



   Aparecida Ramos






segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BOA NOITE!!!


A ÁGUA que ninguém deveria beber. Vale a pena conferir!!!





Aparecida Ramos
Agradeço a pessoa que enviou em meu E-mail.

Nota de escola pública no Enem 2011 fica abaixo da média nacional em 20 Estados e no DF




Em 20 Estados e no Distrito Federal, a nota média das escolas públicas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 ficou abaixo da média nacional: 494,64 pontos. Apenas as redes públicas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram "aprovadas" pelo exame.


ENEM 2011

  • Juca Varella/Folhapress
    Objetivo tem melhor escola do país e 4ª pior entre as privadas; os dois colégios são de SP
  • Shin Shikuma/UOL
    Pior escola de SP no Enem 2011 é chamada de "Aquilixo" por alunos; pais reclamam do ensino
  • Apu Gomes/Folhapress
    Ensino público só emplaca escolas "modelo" entre as mil melhores no Enem 2011
Os Estados com as piores médias da rede pública na prova objetiva, foram o Acre (448,55 pontos), o Amazonas (450,72) e o Ceará (453,32). As melhores notas médias são as do ensino público no Rio de Janeiro (530,87), em Minas Gerais (506,74) e em Santa Catarina (504,86).
A maior nota entre as escolas do país é a do Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, que obteve média objetiva de 737,15. A escola pública com a melhor nota geral é o Colégio de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais, com nota 704,285.
Além da desigualdade no desempenho dos alunos de diferentes partes do país, o que se percebe quando os dados são analisados por local e por rede é que mesmo nos Estados "acima da média", a nota dos alunos do ensino público é mais baixa do que a avaliação média dos estudantes de escolas privadas de todo o país: 569,2 pontos.
A diferença entre a qualidade do ensino público e a do ensino privado é mais evidente, segundo os dados do MEC (Ministério da Educação), no Ceará e no Espírito Santo. A rede cearense de escolas particulares fez 110,98 pontos a mais que a rede pública. No Espírito Santo, a diferença chega a 108,20 pontos.
É importante frisar que neste ano, o MEC divulgou apenas as médias das escolas em que pelo menos 50% dos alunos do 3° ano do ensino médio e o mínimo de dez estudantes realizaram o Enem 2011. Sendo assim, 59,44% das escolas de todo o país não tiveram seu desempenho contado na análise dos dados por Estado. Em São Paulo, 60% dos colégios não aparecem no ranking.
Assim, a situação pode ser ainda pior nas 14.766 escolas que ficaram de fora, pois a tendência é que estudantes "mais preparados” façam a prova, mesmo que, como mostra o resultado, não estejam exatamente bem qualificados.
Alunos que não têm pretensão de entrar no ensino superior nem de usar o exame para conseguir seu comprovante de conclusão do ensino médio, em geral, não fazem o Enem.

VEJA OS RANKINGS NACIONAL E POR UF

ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPA
PBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETOBR

Diferenças na rede pública

Quando consideradas separadamente as redes do ensino público, que inclui escolas municipais, estaduais e federais, as municipais são as que apresentam as notas médias mais baixas. A pior média é a das escolas do Piauí, que obtiveram apenas 436,02 pontos -- 58,62 a menos que a média nacional de todos os estudantes.
As federais são as escolas com melhores notas médias. Os Estados com médias mais altas entre as escolas federais são o Mato Grosso do Sul (637,43), o Paraná (629,41) e o Espírito Santo (617,88). Essas notas estão acima das obtidas por alunos da rede privada, cuja média no país foi de 569,2 pontos.
Na rede estadual, principal responsável pelo ensino médio, 92% das escolas tiveram resultados abaixo da média nacional.
Os dados apontam que as rede estaduais de 22 unidades federativas ficaram abaixo da média. Os piores colocados são as estaduais do Amazonas (447,65), do Acre (448,48) e do Ceará (450,09). Entre as melhores estaduais estão as redes do Rio de Janeiro, com 508,6 pontos, e a de São Paulo, que teve média de 503,63.

CONFIRA AS NOTAS MÉDIAS NO ENEM 2011 DIVIDIDAS POR UF E POR REDE

UFEstadualFederalMunicipalPública total
(est.+fed.+mun.)
PrivadaTotal
AC448,48466,720,00448,55531,55458,12
AL452,07550,010,00492,96527,80515,75
AM447,65520,560,00450,72543,36462,63
AP463,310,000,00463,31532,66482,93
BA476,73552,37454,55482,20576,56521,45
CE450,09561,840,00453,32564,29481,69
DF494,33485,440,00494,29589,80521,47
ES470,13617,88463,86478,44586,64495,50
GO478,37557,77534,48481,38572,67510,63
MA451,84528,01457,74458,02533,14478,60
MG500,25592,59521,46506,74601,09536,19
MS479,02637,43545,37481,66565,29501,14
MT470,11559,040,00475,05551,57497,23
PA457,99557,01466,39468,60543,58505,39
PB463,20552,23452,41470,49551,15504,88
PE483,12562,12511,61492,63551,78521,88
PI453,29552,79436,02465,48558,78497,10
PR490,74629,410,00497,43578,59523,32
RJ508,60614,47515,74530,87582,58558,20
RN454,85586,050,00477,14550,33517,79
RO472,34536,640,00473,76544,63484,49
RR457,79539,200,00470,21523,32476,68
RS498,35579,28510,86501,31578,54514,24
SC494,95577,69543,25504,86586,90541,29
SE454,66518,430,00459,77549,48497,54
SP503,63592,23521,06504,56584,67536,37
TO453,77542,430,00458,19556,92468,67
  • Fonte: Inep/MEC
  • * Na composição das médias foi considerado o número de alunos que fizeram prova em cada rede e UF
  • UOL - SP